Aula inaugural do Curso de Informática Essencial é realizada nos câmpus do IFG

Discentes assistem à aula inaugural no Câmpus Luziânia

O Projeto Formação EJA/IFG realizou nesta sexta-feira, dia 3 de março, a aula inaugural da segunda etapa do Curso de Informática Essencial. Diferentemente da primeira etapa que ocorreu de forma on-line, devido à pandemia da Covid, desta vez a aula inaugural foi realizada presencialmente nos câmpus participantes do Projeto. Os estudantes, além de prestigiarem a primeira aula em uma unidade do IFG, tiveram a chance de conhecer um pouco mais da Instituição. Oito câmpus do IFG participam do Projeto: Aparecida de Goiânia; Cidade de Goiás; Goiânia Oeste; Inhumas; Itumbiara; Luziânia; Senador Canedo; e Uruaçu.

Nas aulas inaugurais realizadas nos câmpus, os estudantes inscritos no curso tiveram a oportunidade de conhecer melhor o câmpus do IFG de sua região.  O curso é voltado a estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos de escolas municipais e estaduais do estado de Goiás que participam do projeto promovido pelo Instituto Federal de Goiás.

Como explicou Kênia Hidalgo, coordenadora-geral do Projeto Formação, durante a aula inaugural a unidade do IFG foi apresentada aos novos alunos. Essa apresentação aconteceu por meio do projeto “Conhecendo o IFG”. Como destacou Kênia, “os servidores dos câmpus fizeram um city tour para os estudantes conhecerem a unidade. E depois, foi realizada a aula inaugural no Laboratório de Informática do câmpus via webconferência”.

Participaram do curso estudantes das redes municipais e estadual de Goiás que se inscreveram para ter acesso ao curso de Informática Essencial promovido pelo IFG. Além da Reitoria, oito câmpus do IFG participam do Projeto: Aparecida de Goiânia; Cidade de Goiás; Goiânia Oeste; Inhumas; Itumbiara; Luziânia; Senador Canedo; e Uruaçu.

De acordo com os gestores do Projeto, os mediadores dos câmpus do IFG foram os responsáveis por dialogar com os diretores e coordenadores das escolas municipais e estaduais das cidades participantes sobre a divulgação do Curso de Informática Essencial. Esses mediadores também foram responsáveis por irem às escolas para fazer a divulgação e apresentar o Projeto e o curso e ajudar os alunos com as inscrições.

A aula inaugural transmitida on-line contou com a participação da coordenadora-geral do Projeto, Kênia Hidalgo; a coordenadora pedagógica, Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro; Milton Azara, coordenador de Tecnologia da Informação; e o professor formador da primeira disciplina do curso, Introdução à informática e ao estudo on-line, Daniel Rosa Canedo, que falou sobre a disciplina que será ministrada para os estudantes.

Confira algumas fotos das aulas nos câmpus:

Conhecendo o IFG com os alunos em Uruaçu

Alunos participam do “Conhecendo o IFG” no Câmpus Uruaçu

Aula inaugural no Câmpus Itumbiara

Aula inaugural no Câmpus Inhumas

Aula no Câmpus Goiânia Oeste

Aula no Câmpus Goiânia Oeste junto com alunos vinculados ao Câmpus Aparecida de Goiânia

Alunos assistem à aula no Câmpus Luziânia

Aula inaugural no Câmpus Senador Canedo

Discentes no Câmpus Cidade de Goiás

Discentes assistem à aula no Câmpus Cidade de Goiás

Saiba mais sobre o curso Informática Essencial: