21 de janeiro de 2024

Projeto 2023

Formação-primeiropost

Voltado ao desenvolvimento de ações para a implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Projeto Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais de Ensino de Goiás (Projeto Formação EJA/IFG) foi selecionado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), a partir de uma proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG). Tal proposta tem como objetivo efetivar o Projeto Básico para Desenvolvimento de Ações para Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Profissional.

Com recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse projeto-piloto propõe a oferta de cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores das Redes Municipais de Goiás e, também, a oferta de cursos FIC integrados ao Ensino Fundamental (anos finais) para os estudantes da EJA, conforme parceria realizada com as prefeituras dos municípios de Luziânia, Senador Canedo e Inhumas no estado de Goiás, por meio dos Câmpus do IFG Luziânia, Senador Canedo e Inhumas. A ideia, nesse sentido, é que, no futuro, outras instituições possam fazer esse tipo de ação e projeto em outras localidades no país.

Com esse conjunto de ações, a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFG atua na promoção, na integração e na verticalização da educação básica à educação profissional, tendo em vista a possibilidade de ampliação das matrículas da EJA no Ensino Médio (EM) na forma integrada à educação profissional. Essa parceria entre SEB/MEC, Setec/MEC, Institutos Federais e Munícipios constitui-se como estratégia significativa para uma articulação mais eficaz no avanço rumo a uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Na primeira edição do Projeto, a formação se dividiu em duas partes. Na primeira, ela foi destinada aos profissionais da Educação e teve carga horária de 340h. Essa formação teve início em agosto de 2020 e terminou em setembro de 2021; a outra parte da formação foi focada nos estudantes do Ensino Fundamental da EJA e teve carga horária entre 160h a 240h. Essa etapa iniciou-se em abril de 2021 e terminou em outubro de 2021. A metodologia híbrida, com encontros síncronos e assíncronos, foi a forma de trabalho predominante. Nessa fase do Projeto, foram ofertadas para cada público 120 e 300 vagas, respectivamente.

Na segunda edição do Projeto, em vigor em 2022 e 2023, é prevista a oferta de cursos de Formação Continuada para servidores que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem e para estudantes da EJA de escolas municipais e estaduais de Goiás.

Nesta nova edição, houve ampliação do número de câmpus do IFG que participam do Projeto, além do aumento de secretarias de ensino que fizeram Acordo de Cooperação com o IFG. Além dos câmpus que já fazem parte da Projeto (Senador Canedo, Inhumas e Luziânia), fazem parte do Projeto nesta nova etapa os câmpus Cidade de Goiás, Goiânia Oeste, Itumbiara, Uruaçu e Aparecida de Goiânia, bem como suas respectivas secretarias de ensino. Com essa ampliação, pretende-se ampliar a oferta e a parceria entre o IFG e as Secretarias de Ensino de Goiás.

O curso para os servidores que atuam com a EJA teve início em novembro de 2022, e a previsão é que finalize em junho de 2023. Para o curso dos estudantes, a previsão é que o curso inicie em fevereiro de 2023 e termine em outubro do mesmo ano.

 

Nossa Equipe

 
Nome Função Câmpus
Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo Coordenadora Geral do Projeto Reitoria
Matheus Gabriel Barbosa Coordenador Financeiro
Lauce Noriyo de Moraes Nozaki Coordenador Administrativo Reitoria
Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro Coordenadora Pedagógica Reitoria
Milton Ferreira de Azara Filho Coordenador de T.I. Reitoria
Tiago Abimael Vieira Duarte Assistente Administrativo Reitoria
Paola Nunes de Souza Redatora – Comunicação Social Reitoria
Michele Jussara Bagestão Programadora Visual Reitoria
Pedro Henrique Pereira de Carvalho Programador Visual Reitoria
Heliane Braga Coelho Pedagoga Inhumas
Andre Alexandre Antunes Psicólogo Inhumas
Linidelly Rocha Mendes Assistente Social Anápolis
Guenther Carlos Feitosa de Almeida Professor Formador – O conhecimento, o desenvolvimento humano e a aprendizagem na perspectiva histórico-cultural Goiânia Oeste
Laudelina Braga Professora Formadora – Perspectiva Curricular Integrada na Educação Profissional da EJA Uruaçu
Paula de Almeida Silva Professor Formador – Letramento na EJA Luziânia
Dianina Raquel Silva Rabelo Professor Formador – Relações Étnico-Raciais na EJA Goiânia
Wanderley Azevedo de Brito Professor Formador – Metodologia de Ensino e Produção de Material Didático Aparecida de Goiânia
Daniel Rosa Canedo Professor Alunos EJA – Introdução à Informática e ao Estudo On Line Luziânia
Wilsovelton Teles de Jesus Professor Alunos EJA – Navegação na Internet e Segurança na Web Anápolis
Alysson Benite de Freitas Professor Alunos EJA – Ferramentas de escritório: Microsoft Office e Suíte Google Jataí
Laudelina Braga Professora Alunos EJA – Inclusão Digital Uruaçu
Larissa Rodrigues Ferreira Leão Tutores EJA/Formação dos Professores Goiânia
Marcia Julia dos Santos Sousa Tutores EJA/Formação dos Professores Senador Canedo
Míriam Gomes Avelar de Morais Tutores EJA/Formação dos Professores
Ciandra Augusta de Araújo Tutores EJA/Informática Essencial Uruaçu
Jamille de Amorim Oliveira Tutores EJA/Informática Essencial Senador Canedo
Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos Tutores EJA/Informática Essencial
Marco Aurélio da Silva Santos Tutores EJA/Informática Essencial Aparecida de Goiânia
Matheus Tabata Santos Tutores EJA/Informática Essencial Anápolis
Guilherme de Paula Lisboa Mediador Aparecida de Goiânia
Cecília Helena de Souza Brito Mediador Cidade de Goiás
Adriam Marcos da Silva Mediador Goiânia Oeste
Sônia Ferreira de Jesus Mediador Itumbiara
Simone Paixao Araujo Mediador Luziânia
Thays de Lima Dias Mediador Senador Canedo
Betânia Adorno Mediador Uruaçu

Formação-EJA-Faixa - -Remendo-Marcas (1)_page-0001