Projeto formação EJA/ifg

Apresentação

Conheça o Projeto Formação EJA/IFG
Voltado ao desenvolvimento de ações para a implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Projeto Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais de Ensino de Goiás (Projeto Formação EJA/IFG) foi selecionado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), a partir de uma proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG). Tal proposta tem como objetivo efetivar o Projeto Básico para Desenvolvimento de Ações para Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Profissional.

Com recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse projeto-piloto propõe a oferta de cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores das Redes Municipais de Goiás e, também, a oferta de cursos FIC integrados ao Ensino Fundamental (anos finais) para os estudantes da EJA, conforme parceria realizada com as prefeituras dos municípios de Luziânia e Senador Canedo no estado de Goiás, por meio dos Câmpus Luziânia e Câmpus Senador Canedo. A ideia, nesse sentido, é que, no futuro, outras instituições possam fazer esse tipo de ação e projeto em outras localidades no país.

Com esse conjunto de ações, a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFG atua na promoção, na integração e na verticalização da educação básica à educação profissional, tendo em vista a possibilidade de ampliação das matrículas da EJA no Ensino Médio (EM) na forma integrada à educação profissional. Essa parceria entre SEB/MEC, Setec/MEC, Institutos Federais e Munícipios constitui-se como estratégia significativa para uma articulação mais eficaz no avanço rumo a uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

A formação se divide em duas partes: uma é destinada aos profissionais da Educação e possui carga horária de 340h. Essa formação teve início em agosto de 2020 e terminará em setembro de 2021; a outra parte da formação é focada nos estudantes do Ensino Fundamental da EJA e terá carga horária entre 160h a 240h, previsão de início em fevereiro de 2021 e término em outubro de 2021. A metodologia híbrida, com encontros síncronos e assíncronos, será a forma de trabalho predominante. Assim, serão ofertadas para cada público 120 e 300 vagas, respectivamente.

Acesso ao Ambiente Virtual Moodle do Projeto Formação EJA/IFG

Nossa equipe

Equipe Técnica

André Alexandre Antunes (Psicólogo)
Heliane Braga Coelho (Pedagoga)
Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo (Coordenadora-Geral do Projeto)
Lauce Noriyo de Moraes Nozaki (Assistente Administrativo)
Linidelly Rocha Mendes (Assistente Social)
Márcia Júlia dos Santos Sousa (Coordenadora Pedagógica)
Matheus Gabriel Barbosa (Coordenador do Projeto)
Michele Jussara Bagestão (Produtora Visual)
Milton Ferreira de Azara Filho (Técnico de Informática)
Miriam Gomes Avelar (Coordenadora Pedagógica)
Paola Nunes de Souza (Redatora)
Thiago Wedson Hilario (Assistente Administrativo-Pedagógico)

Principais documentos do projeto Formação EJA/IFG

Últimas notícias