20 de junho de 2022

Depoimentos 2023

DEPOIMENTOS DOS(AS) ALUNOS(AS)

 

O  Projeto Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais de Ensino de Goiás (Projeto Formação EJA/IFG), ao longo de dois anos, ofertou cursos voltados a estudantes da modalidade de jovens e adultos (EJA) e a servidores do IFG e, também, servidores das redes municipais e estaduais de ensino do Estado de Goiás.

Com recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o projeto-piloto propôs a oferta de cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores das Redes Municipais e Estaduais de Goiás e, também, a oferta de cursos FIC integrados ao Ensino Fundamental (anos finais) e ao Ensino Médio para os estudantes da EJA, conforme parceria realizada com prefeituras de vários  municípios de Goiás e por meio dos câmpus do IFG participantes do Projeto.

Por dois anos, foi ofertado o “Curso de Informática Essencial para os estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Redes de Ensino de Goiás,” com as disciplinas: Introdução à Informática; Ferramentas de Escritório; Segurança na Internet e Inclusão Digital, para discentes de cursos EJA de municípios goianos. A iniciativa buscou aprimorar a aprendizagem e garantir o desenvolvimento integral dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, contribuindo com a formação e a qualificação profissional dos estudantes da EJA.

Confira abaixo alguns dos depoimentos dos estudantes que participaram do curso:

 

Depoimentos de cursistas da turma de 2023

 

  • Durante o curso, pude aprimorar meus conhecimentos básicos de informática! Estou com muito esforço, terminando meus estudos depois de adulta e agregando a informática pra que eu possa alcançar melhores oportunidades na vida e na minha carreira.  (Dosreis Correia, Colégio São Geraldo – Goianira)

 

  • Eu nesse curso estou aprendendo que é possível sim desenvolver as habilidades para o meu futuro e também construir uma atividade profissional para evolução da minha vida. Estou terminando meus estudos depois de 10 anos de desistência atenciosamente, prestando atenção nas aulas de informática para ter um desenvolvimento mais na carreira e na vida.

 

  • Estudar Informática foi uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos, a partir das atividades realizadas em cada tópico das disciplinas. Esse curso veio em uma boa hora, porque meu sonho é cursar Advocacia. Agradeço aos professores e tutores pelo apoio no decorrer desse percurso que estamos caminhando.(Katty Mariana dos Santos. 25 anos. Cursando o Ensino Médio EJA- Colégio Estadual São Geraldo, Goianira)

 

  • Meu nome é Rayna tenho 38 anos, fiquei muito anos sem estudar devido à maternidade na adolescência. Retornei meus estudos para meu crescimento profissional e pessoal, acredito que o aprendizado é único, que ninguém nos tira. Estou aprendendo muito com o curso, vai ser ótimo para meu crescimento profissional.

 

  • Meu nome é Deidson, estudo no Colégio São Geraldo, hoje estou participando do curso de informática e estou gostando de aprender coisa diferente e quero levar essa aprendizagem mais longe, porque dependemos de muito estudo pra chegar aonde queremos no trabalho e na experiência e capacitação e esse curso veio pra somar e ajudar nesse momento que preciso.

 

  • Sou Wilton Pereira, curso o primeiro ano do ensino médio no programa EJA, fiz o curso e adorei. Super recomendo, aprendi muito, obrigado 🥰😘✌️👍

 

  • Sou Giovana, estudo no São Geraldo, estou fazendo o 2º ano do ensino médio, estou amando o curso, aprendi várias coisas nele que não sabia, que pretendo usar daqui pra frente. Obrigada a todos os profissionais por esse curso, eu agradeço muito. ♥️🙂

 

  • Olá. Me chamo Doralice Sampaio Pereira, tenho 39 anos, sou estudante do Colégio Estadual São Geraldo EJA, 3° ano do ensino médio. O curso para mim está sendo muito importante. Através dele estou aprendendo muita coisa sobre o computador, o word, planilha, hardware, software Isso para mim é muito gratificante. Agradeço cada um que faz parte desse grande projeto😘

 

  • Meu nome é Gabriela, tenho 25 anos, sou aluna do São Geraldo. Essa oportunidade que vocês deram pra gente é muito boa. Eu estou gostando, estou me esforçando. Eu sempre tive desejo de fazer esse curso de informática. Aí, quando vocês ofereceram, logo eu quis fazer e estou muito feliz, obrigada🙏🏼😍 A cada atividade, uma nova descoberta, um novo estudo. Estou adorando o curso, estou aprendendo coisas que pensei que não aprenderia, e eu agradeço a todos vocês por nos dar essa oportunidade 🙏🏼☺️

 

  • Boa noite! Me chamo Carla Eduarda, tenho 19 anos, sou aluna do São Geraldo (EJA), estou muito dedicada a esse curso, espero que dê tudo certo. Estou aprendendo muitas coisas que não sabia e quero aprender cada dia mais. Já desisti duas vezes dos estudos, mas votei a estudar e logo estou concluindo o ensino médio. É muito bom terminar o 3º ano com esse curso que novas oportunidades venham a surgir☺️🍃👏…..

 

  • Meu nome é Osmaro Ferreira Alves e quero ser qualificado e acho que o curso é uma forma. E estou com esperança de que corra tudo bem e acho que todos esteja também.

 

  • Meu nome é Altamira. Essa formação pra mim está sendo muito importante, pois isso abrirá novas portas no futuro. Já desisti várias vezes dos estudos, mas agora já estamos, enfim, terminando.

 

  • Meu nome é Joziane, tenho 36 anos, estou cursando o segundo ano EJA, no Colégio São Geraldo em Goianira. Estou muito feliz de ter a oportunidade de terminar meus estudos, pois tinha parado há muitos anos por conta da maternidade. Grata também ao IFG pelos cursos oferecidos; vieram na melhor hora para que possamos aprimorar nossos conhecimentos, um grande incentivo a todos 👏

 

  • Meu nome é Natalia, estou cursando o 3° semestre do EJA técnico. Parei de estudar cedo e, em 2022, resolvi voltar a estudar e concluir o ensino médio para ter melhores oportunidade de emprego. E com a possibilidade de fazer o curso de Informática Essencial, estou aprendendo várias coisas. Por exemplo: aprendi diferenciar hardware de software, que pra mim era tudo a mesma coisa, entre outras coisas. Minha intenção no final é pegar o diploma e aprender o máximo para poder utilizar esse aprendizado em uma oportunidade melhor de emprego.

 

  • Meu nome é Delma, estou cursando o 1º ano no Colégio São Geraldo, estou muito feliz por adquirir esta oportunidade de conhecimento básico no curso de informática.

 

  • Meu nome é Lélia, tenho 39 anos, e esse curso está sendo muito útil. Pois informática não é simplesmente saber ligar o computador e navegar por redes sociais. Compreender os componentes e funções básicas de um computador vai ser importante pra mim. Estou aprendendo utilizar a área de trabalho, navegar, pesquisar, baixar arquivos na internet. E conhecendo os principais programas do Windows e características dos editores de texto e, por fim, aprendendo boas práticas para navegação segura na internet.

 

  • Meu nome é Emanuelly. Curso o 1º ano atualmente. Estou feliz por estar participando desse curso de informática, pois estou aprendendo diversas coisas que eu jamais imaginei que aprenderia, parei de estudar várias vezes no passado, pois não tinha foco. Estou focada 100% dessa vez e é isso: creio que vou ter várias oportunidades quando completar o curso e finalizar o ensino médio 🥰

 

  • Me chamo Simone, estudo no São Geraldo. Depois de muitos anos sem estudar, pois não tive oportunidade, agora, depois já com 44 anos, voltei e quero terminar. Com muita alegria em ter essa oportunidade de fazer esse curso, pois estou aprendendo muito. Vai melhorar muito pra mim, pois não sabia nada de um computador. Com essa oportunidade, já aprendi um pouco. Só tenho a agradecer por essa oportunidade. Desde já agradeço os professores que sempre têm tirado minhas dúvidas e me ajudado entender, porque tenho muita dificuldade, por isso agradeço por tudo que tenho aprendido muito. Esse curso está sendo muito bom, agradeço a todos por tudo.

 

  • Esta formação para minha vida está sendo muito útil, porque estou também me formando na escola e antes eu tinha trabalhado com computadores em um serviço de arquivamento e acesso a arquivos como estoquista. (Aluno: Rafael)

 

  •  Meu nome é Liliana Rosa, tenho 38 anos, fiquei muitos anos sem estudar, retornei meus estudos para meu crescimento profissional e pessoal. Acredito que o aprendizado é único, que ninguém nos tira. Estou aprendendo muito com o curso, vai ser ótimo para meu crescimento profissional

 

Veja também alguns depoimentos de cursistas da turma do Curso de Formação Inicial para servidores da Educação.

DEPOIMENTOS-DOSAS-ALUNOSAS

Depoimentos de cursistas da turma de 2022

Depoimento de Clenilde Machado

  • Meu nome é Clenilde Machado Companheiro Barbosa. Estudei na Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão filho, na EJA/TEC (3º ano). Foi com muita alegria que agarrei esta oportunidade maravilhosa de retornar aos estudos e, principalmente, de entender que terei mais oportunidades após a conclusão do Ensino Médio. Meu maior desafio foi e está sendo o tempo, porque eu trabalho durante o dia. Tenho que conciliar trabalho, casa, filhos e a escola. Então, só faço minhas atividades à noite, após o expediente. Fico das 19h30 às 22 horas. Aos finais de semana, eu também estudo e acho bem melhor. Eu consigo fazer todas as atividades no tempo previsto e entendo a maior parte das matérias. Tivemos somente aulas online, todas as provas foram realizadas online por causa da pandemia. Eu consegui realizar todas as atividades mesmo com a dificuldade de ter que conciliar trabalho e estudos. Com apoio da minha família, sempre me incentivando, e com auxílio e acompanhamento dos professores e da escola, não desisti.Sou muito grata a eles por não desistirem de mim. Sou persistente nas aulas, nas atividades e consegui chegar até aqui. Nossos professores estão sempre de plantão para nos atender com muito carinho. Somos uma equipe: todos se apoiam e se ajudam. No curso de Informática Essencial, tive a oportunidade de aprender fazer planilhas, digitar mais rápido. (Clenilde Machado Companheiro Barbosa |Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho)

 

Depoimento de Leda Caetano

  • Eu parei de estudar muito cedo. Hoje, com 45 anos, resolvi voltar a estudar, para ter mais oportunidade de trabalho. Sempre tinha muita vontade, mas não tinha dinheiro para pagar um Curso de Informática. Quando surgiu a oportunidade, eu fui atrás e consegui. No trabalho, eu já consigo conversar com os clientes pelo e-mail. Estou me sentindo realizada, porque já cheguei a pensar que não tinha capacidade de chegar tão longe. Hoje vejo que só depende de nós assumir o compromisso com a nossa própria formação. Então, o curso está sendo muito importante para mim, porque contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional. Obrigada à equipe do curso, que está sempre nos ajudando! Desejo que Deus abençoe vocês! (Leda Caetano | Cidade Ocidental)

 

Depoimento de Francisco Willian

  • Agradeço ao IFG pelo Projeto EJA/IFG e pela realização do Curso de Informática Essencial. Tive o prazer de desempenhar algumas habilidades na área que, para mim, era bicho de 7 cabeças. (Francisco Willian Dias Costa. Escola Estadual Henrique Santillo | Senador Canedo)

 

Depoimento de Djane Sousa

  • Eu estou gostando do curso na plataforma EaD do IFG, mas, se fosse presencial, seria mais interessante. Todavia, os aprendizados do curso foram decisivos para eu me reinventar frente às mudanças das rotinas de trabalho e estudo no Ensino Remoto Emergencial por causa da pandemia. Muito obrigado a todos(as) do IFG que sempre estiveram presentes para me ajudar nas atividades. (Djane Sousa Assunção | Ensino Médio/EJA. Escola Estadual Jorge Amado – Cidade Ocidental)

 

Depoimento de Sara Fonseca

  • O curso é muito bom para quem quer estudar e não tem tempo por conta do trabalho e da correria do dia a dia.  Eu consigo conciliar o curso com os estudos na escola. Só depende de cada um de nós porque os nossos sonhos requerem esforço, tempo e dedicação. Acredito nessa frase: “Vencedor é um perdedor que nunca desistiu!”  💪🏽   Quando finalizar este curso eu já quero outro. Não quero parar porque o conhecimento ninguém tira de nós!  E o IFG está nos proporcionando aprendizados na área de informática que irão nos servir para a vida inteira! Vamos aproveitar! (Sara Fonseca Magalhães. Ensino Médio/EJA. Escola Estadual Jorge Amado – Cidade Ocidental)

 

Depoimento de Richard Ferreira

  • O curso está sendo muito proveitoso. Quando aprendemos tudo se torna mais fácil, e isso acontece porque os professores e tutores são muito compreensíveis. Por meio das aulas síncronas eles explicam os conteúdos para fazermos as atividades e alcançarmos boas notas. Apesar das dificuldades em relação a alguns tópicos e da internet lenta eu não desistirei porque tudo serve como incentivo e aprendizado na busca dos meus objetivos! Obrigado ao IFG! (Richard Ferreira Cardoso | Luziânia)

 

Depoimento de Francineusa Silva

  • Está sendo muito gratificante fazer este Curso de Informática Essencial porque sempre desejei me capacitar nessa área, mas nunca tive oportunidade em outros momentos. Por isso, é com muita dedicação e esforço que estou conseguindo realizar as atividades de cada disciplina. Por meio dessa modalidade de curso na plataforma Moodle do IFG podemos fazer na hora que dá dentro do conforto de nossas casas. Estou muito feliz! Só tenho a agradecer aos professores e tutores do IFG e colegas desse ambiente virtual que sempre nos apoiam e ajudam quando precisamos. Desejo que Deus abençoe ricamente a toda equipe desse projeto que faz a diferença na vida daqueles que realmente precisam! 😍❤️ (Francineusa Maria da Silva. Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho – Goiânia)

Depoimento de Amanda Santiago

  • O curso está me ajudando a superar vários desafios da área de Informática. Aprendo muito com as atividades síncronas e assíncronas de cada disciplina. O curso é totalmente gratuito e ainda tem bolsas de incentivo.  Estou muito feliz por conquistar os objetivos de cada etapa do curso. Quero agradecer aos professores e colegas que sempre nos ajudam com incentivos e orientações. Parabéns à equipe de coordenação do Projeto EJA IFG que por meio dessa plataforma EaD capacitam pessoas para o mundo do trabalho e para a vida! (Amanda Santiago. Escola Estadual Cidade Ocidental – Ensino Médio/EJA) 

 

Depoimento de Maria do Livramento

  • Neste curso, pude aprender já nas primeiras aulas muitas situações desafiadoras em que não conseguia resolver no meu dia a dia. Hoje a oportunidade está dentro das nossas casas por meio da plataforma EaD no IFG! Muito obrigada aos professores pelo aprendizado e ao MEC pelo recebimento das bolsas de incentivo financeiro! (Maria do Livramento – Cidade Ocidental)

 

 

Depoimento de Edineia Trindade

  • O curso está sendo uma experiência ótima, pois estou aprendendo diversos assuntos que provavelmente não teria oportunidade de aprender. Eu aprendi a fazer planilhas, a utilizar os pacotes office e a importância da internet. Tudo isso graças aos professores e tutores que dedicaram o seu tempo para nos ensinar. (Edineia Maria Trindade. Escola Municipal José Fernandes da Silva Neto – Cidade Ocidental)

 

Depoimento de Rozilda Neves

  • Estou gostando muito do Curso Informática Essencial oferecido pelo IFG na plataforma EaD. Se fosse presencial, eu não teria condições de cursá-lo, porque o transporte na cidade ficou muito prejudicado devido à pandemia. Por isso, fazer este curso online está sendo uma experiência muito boa. Confesso que tenho minhas dificuldades, mas o apoio dos tutores e as aulas síncronas têm facilitado o aprendizado. A bolsa de estudo ajuda nas despesas e sobra dinheiro para pagar a internet. Como é o meu primeiro curso, ainda não decidi qual área irei me profissionalizar. O uso das tecnologias ainda é algo novo para mim, por isso acredito que tenho muito a aprender. Infelizmente, está difícil concluir os estudos na EJA porque a falta de transporte público aqui em Luziânia ainda é muito grande. Mas não me desanimo. Só tenho a agradecer ao IFG e aos professores pela oportunidade. Muito obrigada! (Rozilda Rodrigues Neves, estudante da EJA- 2ª Etapa, na Escola Estadual Alceu de Araújo Roriz, Luziânia)

 

Depoimento de Francisca Leitão

  • O curso é essencial para minha formação, tendo em vista que o mundo está informatizado e, com a Pandemia da Covid-19, o home office se tornou necessário. Assim, com a ajuda da tecnologia foi possível o trabalho de forma remota, para quem trabalha através dos computadores. Como não tive oportunidade de fazer esse curso quando jovem, agora estou muito feliz por fazer um curso tão completo que me prepara para os desafios do mundo do trabalho e da minha vida pessoal. Logo após concluir o ensino médio neste fim de ano de 2022, pretendo cursar o Técnico em Enfermagem. Porque, graças ao curso e aos monitores que são muito atenciosos e prestativos, vou conseguir dar continuidade nesse projeto para minha vida. Sou muito grata ao IFG pela oportunidade!! (Francisca Rodrigues Leitão – EJA  Ensino Médio, de Novo Gama – GO)

 

Depoimento de Adriana Bessa

  • Estudar Informática Essencial na plataforma AVEA do IFG foi uma oportunidade de ampliar meus conhecimentos, a partir das atividades realizadas em cada tópico das disciplinas. Esse curso veio numa hora boa, porque eu já estou terminando meus estudos e quero me ingressar no mundo do trabalho. Mas meu sonho é cursar Medicina. Agradeço aos professores e tutores pela dedicação e apoio no decorrer desse percurso formativo. (Adriana Bessa Rodrigues. 19 anos. Concluinte do Ensino Médio EJA- Colégio Estadual João Carneiro dos Santos, Senador Canedo)