Centro de Estudos e Pesquisa promove evento sobre Paulo Freire

Pré-colóquio será realizado nos dias 3 e 4 de maio. O evento será gratuito

precoloquio_paulo

O Centro de Estudos e Pesquisa Paulo Freire promoverá nos dias 3 e 4 de maio evento sobre Paulo Freire. Segundo os organizadores do evento, o educador que trouxe inúmeras contribuições para a educação tem ainda hoje seu pensamento materializado em ações de diferentes setores de nossa sociedade, mostrando toda a contemporaneidade de suas discussões.

Segundo os responsáveis pelo evento, a escolha da data para realização do pré-colóquio, dias 3 e 4 de maio de 2021, guarda em si um simbolismo, pois o educador faleceu em 2 de maio de 1997, mas, apesar de não mais estar fisicamente entre nós, queremos reforçar que suas ideias continuam presentes, nos convidando a refletir sobre as relações de poder marcadas pela desigualdade social. Em especial, quando vivemos em meio a pandemia do Covid-19, que desafia a humanidade a repensar suas formas de organização, bem como sua concepção de homem e de mundo.

Este evento, construído em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa Paulo Freire, surge ainda como possibilidade de se constituir como espaço de organização e discussão temática preparatória para o XI Colóquio Internacional Paulo Freire, com a participação de diferentes instituições e setores da sociedade brasileira e internacional que agregam em suas práticas e pesquisas o pensamento de Paulo Freire.

Como ressaltam os organizadores, o fato de o evento acontecer em meio à pandemia, obriga-nos a pensar em novas formas de organização que respeitem o distanciamento social, ao mesmo tempo em que nos permitem dialogar com sujeitos de distintos lugares do Brasil. Assim, o encontro ocorrerá de forma remota, envolvendo transmissão ao vivo e salas de diálogo virtual, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação.

Os debates serão organizados a partir dos seis eixos temáticos indicados abaixo:

1.       Educação Popular e Movimentos Sociais;
  2.       Educação de Jovens e Adultos no século XXI;
  3.       Sustentabilidade Socioambiental;
  4.       Diversidade e Justiça Social;
  5.       Currículo, didática e prática pedagógica na perspectiva da interculturalidade
  6.       Educação Popular e Saúde

Como participar?

A participação poderá ser realizada através de diversas formas:

•         Mesas de Diálogo – terão um mediador/coordenador indicado entre os três expositores convidados. Duração: 2h.
  •         Sessão de Comunicações Orais – agrupadas pela Comissão Organizadora, em até 4 trabalhos por sessão, sob a mediação de um participante indicado antecipadamente pela Comissão Organizadora. Duração: 1h30min.

Links importantes:

Informações gerais: https://precoloquiopaulofreirerio.blogspot.com/

Ficha de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLjEbUl-KYucsLfRNh__CIlA7qMelDVDajqHYZYiFzCGazSA/closedform

Comunicação do Projeto EJA/IFG com informações da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro