Colóquio promovido pela USP homenageia os 120 Anos de Anísio Teixeira

O evento virtual é público, será transmitido pelo YouTube e não requer inscrição

20201211_anisio-teixeira

A Universidade de São Paulo (USP) promove nos próximos dias, por meio da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) e com apoio da Fundação Itaú para Educação e Cultura, o Colóquio Internacional 120 Anos de Anísio Teixeira.

O evento será transmitido pelo YouTube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/c/catedradeeducacaobasica

Segundo os organizadores do Colóquio, Anísio Teixeira nos legou uma vasta e importante obra histórica, filosófica, pedagógica, política e, sobretudo, de concepção e construção institucional, no campo da educação. A partir da perspectiva filosófica do pragmatismo, formulou conceitos fundamentais sobre o que designava de Educação Democrática. Sintonizado com os debates epistemológicos mais avançados do seu tempo, ao formular a concepção da nova escola pública, antecipou a emergência dos paradigmas da complexidade no panorama da ciência contemporânea e da teoria ecossistêmica da educação. Além de competente gestor acadêmico e importante líder institucional, Anísio foi um ativista político que defendia a educação como indutora de desenvolvimento social, cultural e humano.

Ao longo do Colóquio, serão discutidos diversos temas. Confira a programação:

16/12/2020 Painel I – Anísio Teixeira: Educação Integral com Qualidade-Equidade
15h30 Abertura:

Guilherme Ary Plonski (EP, FEA e IEA/USP), Angela Dannemann (Itaú Social), Diana Vidal (IEB/USP) e Luis Carlos de Menezes (Cátedra de Educação Básica – IEA/USP)

16h00 O legado de Anísio Teixeira na Educação do Brasil – Clarice Nunes (UFF e UNESA)
16h30 Anísio Teixeira, precursor da Educação Integral – Jaqueline Moll (UFRGS)
17h00 Anísio Teixeira: professor de professores/as – Diana Vidal (IEB/USP)
17h30 Comentadores:

Lino de Macedo (IEA/USP) e Silmara Cardoso (SME/SP)

17h45 Debates

17/12/2020 Painel II – Anísio Teixeira: Universidade, Ciência e Tecnologia
16h00 Ciência e tecnologia na obra de Anísio Teixeira – Luiz Roberto Curi (CNE)
16h30 Universidades rebeldes criadas por Anísio Teixeira – Libania Xavier (UFRJ)
17h00 Universidades inovadoras inspiradas em Anísio Teixeira – Paulo Gabriel Nacif (UFRB)
17h30 Roseli Lopes (IEA/USP), Nilson Machado (IEA/USP), Isaac Roitman (UnB)
17h45 Debates

18/12/2020 Painel III – Anísio Teixeira: internacionalização e Educação
16h00 A resposta de Anísio Teixeira ao urbanismo moderno – Samira Chahin (Facens)
16h30 Por que Anísio Teixeira não é reconhecido no cenário internacional? – Rosa Bruno-Jofré (Queen’s University, CAN)
17h00 Filosofia, Educação e democracia na contemporaneidade – David Hansen (Teacher’s College, Columbia University, EUA)
17h30 Comentadores:

Naomar Almeida Filho (IEA/USP), Haroldo Lima (Fundação Anísio Teixeira), Billy Malaquias (Conselheiro da Cátedra de Educação Básica IEA/USP)

17h50 Debates
18h15 Homenagem in memorian à família Teixeira – vídeo
18h30 Encerramento

Comunicação do Projeto Formação EJA/IFG com informações de Eventos USP.