Já Disponível Livro: EJA – Metodologias da Aprendizagem para a Educação Profissional

Acesso Livro 2023

O livro Educação de Jovens e Adultos: metodologias da aprendizagem para a educação profissional é um dos resultados do projeto coordenado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O conjunto de metodologias, recursos e estratégias de ensino-aprendizagem reunidos no presente Produto Educacional, em formato eletrônico e impresso, destina-se especificamente a docentes e estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Esses materiais didáticos e recursos metodológicos foram desenvolvidos por cursistas na Disciplina de Metodologia de Ensino e Produção de Material Didático, do Curso de Formação Inicial e Continuada para profissionais da Educação (professores e técnicos administrativos) que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem da EJA. Tal formação faz parte do Projeto de Ensino “Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental e Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais e Estadual de Ensino de Goiás”, do IFG. Esse projeto, idealizado pela professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon e proposto pela Pró-Reitoria de Ensino do IFG (Proen), teve como colaboradoras na construção de sua proposta as professoras Maria Valeska Lopes Viana e Helen Betane Ferreira Pereira e contou com a coordenação geral da pedagoga Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo.

Com o objetivo de desenvolver e implementar ações voltadas para a oferta de formação inicial e continuada na forma integrada à educação profissional, o projeto reafirma compromissos institucionais em relação à educação e à formação da classe trabalhadora, quais sejam, de dar destaque e relevância à modalidade de Educação de Jovens e Adultos e, ainda, de possibilitar a esse público o acesso ao conhecimento sistematizado que se materializa em possibilidades objetivas de qualificação profissional.

Este livro, que é resultado de um trabalho orgânico e sistematizado de um conjunto de profissionais da educação, confere legitimidade institucional às políticas de ensino que tem a EJA como objeto. Cada uma das cinco sessões que compõem esta publicação é dedicada à apresentação de produtos educacionais desenvolvidos ao longo da disciplina de Metodologia e Produção de Material Didático em uma área de conhecimento específica, contemplando Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Temas Transversais, o que constitui um conjunto rico de experiências didáticas, conforme aponta a pró-reitora de ensino, professora Maria Valeska.
Desejamos que este material seja amplamente utilizado por aqueles e aquelas que, cotidianamente, fazem da Educação de Jovens e Adultos um espaço de respeito e de efetiva aprendizagem mobilizadora da transformação de corações e mentes. Pois, afinal, como afirma Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Acesso para o e-book

Acesse o livro em: