Termina nesta sexta-feira prazo para o envio de projetos

Programas Pibid e Residência Pedagógica selecionarão propostas nas áreas de licenciatura de 250 instituições de ensino superior cada.

286803600_324066523247028_3878495699979239369_n

As instituições de ensino superior (IES) interessadas em participar dos Programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica têm até as 23h desta sexta-feira, 10, para submissão de suas propostas. O envio deverá ser feito, exclusivamente, pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), disponível em http://inscricao.capes.gov.br.

São oferecidas 61.680 bolsas para formação de professores da educação básica, 30.840 pelo Residência Pedagógica e outras 30.840 pelo Pibid. Serão selecionados 250 projetos para cada um dos Programas. Podem participar instituições públicas, privadas e comunitárias.

O Pibid oferece aos alunos da primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano da escola. Já o Residência Pedagógica atende aos estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuem para sua formação teórica e prática e aperfeiçoamento profissional. Nos dois Programas, as atividades dos bolsistas são desenvolvidas na rede pública de educação básica.

A lista com os projetos selecionados nos dois programas está prevista para ser publicada em 5 de agosto. Em seguida, iniciam-se as atividades e as concessões de bolsas. Os bolsistas são escolhidos pelas próprias instituições. Também serão oferecidos benefícios – com duração de até 18 meses – a professores das IES e escolas públicas de educação básica participantes dos projetos. Para mais informações sobre os editais clique (aqui e aqui).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)