IFG recebe doação de peças de artesanato de ex-aluno

As peças utilitárias e esculturas foram produzidas pelo ex-aluno do curso EJA de Artesanato (Câmpus Cidade de Goiás) e sua esposa

As peças ficarão expostas na biblioteca do Câmpus Cidade de Goiás

O Câmpus Cidade de Goiás do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu, por meio da professora Renata Falleti, do diretor-geral Sandro de Lima e do gerente de Pesquisa e Extensão Fabrício Cardoso, esculturas de cerâmica feitas pelo artesão Wagner França e Rosilene Nunes, sua esposa. As peças foram produzidas a partir da participação deles no Edital 07/2021 da Secult-GO/modalidade Artesanato e Arte popular da lei Aldir Blanc

Wagner França foi aluno da primeira turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Artesanato, na modalidade EJA, e Rosilene, sua esposa, é licenciada em História e aprendeu a técnica com ele. “O Wagner foi um estudante que já trazia algumas técnicas e conhecimentos sobre a cerâmica que ele foi aprimorando durante o curso, enriquecendo seu processo criativo, se dedicou profundamente ao trabalho com a cerâmica”, explica a professora Renata Falleti.

Wagner e Rosilene exibem as peças doadas

Foram doadas esculturas que representam os Pretos e Pretas velhas que retratam o passado de ancestrais africanos que foram escravizados e forçados a trabalharem nas lavouras de canas e também nas minas do Brasil. Wagner lembra no documento de inscrição ao Edital que “as esculturas tentam passar a doçura, a força e a sabedoria desses seres que tanto sofreram, mas que deixaram seus legados para a prosperidade, como um canto, um remédio caseiro e até mesmo suas crenças”.

As peças produzidas por Rosilene são de uso utilitário: uma fruteira na cor vermelhas com várias flores coloridas, duas xícaras floreiras para plantar ou usar como enfeite, com desenhos de flores coloridas.

As peças doadas foram feitas a partir da técnica de cerâmica a partir do barro coletado em Goiás com a queima tradicional e pintura simples no estilo arte naif, com cores primárias, própria da cultura popular brasileira. Elas ficarão em exposição na biblioteca do câmpus.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Cidade de Goiás