Livro publicado pela UFT discute transformação digital na educação

livro

A editora da Universidade Federal de Tocantins disponibilizou para os interessados a obra “A transformação digital: O futuro no presente da educação”. Escrito por Alvino Moser e José Lauro Martins, o livro traz uma reflexão sobre o impacto da transformação digital na sociedade, em particular na educação.

Os autores tiveram a precaução em produzir uma narrativa acessível a qualquer público, sem fugir dos conceitos específicos necessários para tratar do tema. De acordo com o site de periódicos da UFT, é uma obra provocadora e sem a pretensão de responder em definitivo as questões relevantes sobre a transformação digital e social que estamos vivendo.

Além de trazer o conceito de Humanismo Digital, que pode ajudar a entender o processo contemporâneo de hibridação social em que as tecnologias digitais estão impactando de forma significativa ao que a sociedade atual entende por humanização, a obra aborda o conceito de Inteligência Potencial, para promover uma reflexão sobre o processo de aprendizagem nos dias atuais. É um conceito que serve de base para entendermos o processo de construção do conhecimento mediado nas redes virtuais.

Quanto ao impacto da transformação digital na educação, a obra traz uma tese intrigante: o futuro impacta mais no presente que o passado, por isso precisamos aprender a processar as incertezas do futuro. O passado parece distante com muita rapidez, enquanto o futuro torna-se e comanda a sociedade.

Acesse o livro: Vista do TD TRANSFORMAÇAO DIGITAL (uft.edu.br)

Periódicos – UFT | Portal de Livros da Editora

Comunicação do Projeto Formação EJA/IFG com informações da UFT.