Ano de 2021 promete novidades no Projeto Formação EJA/IFG

Além dos cursos de formação inicial para docentes e discentes, há a previsão da realização de um evento regional

Formação-primeiropost

Em 2020, o Projeto Formação EJA/IFG iniciou suas atividades. Desde junho, foram feitas seleções para compor equipes e foi iniciada a formação de professores tanto do Instituto Federal de Goiás, quanto da rede municipal de educação do estado de Goiás. Neste ano bastante atribulado, algumas diretrizes iniciais previstas tiveram que ser alteradas, sobretudo devido à pandemia do novo coronavírus. Cursos que seriam presenciais tiveram que ser ministrados de forma on-line; trabalhos foram realizados de casa; reuniões realizadas pelo Google Meets; eventos foram repensados.

Observando tudo o que passou, mesmo com as dificuldades inerentes ao momento que vivemos, o saldo é bastante positivo. E esse feedback é algo que vem tanto dos alunos dos cursos já oferecidos no Projeto, quanto dos professores e da equipe que compõem o Formação EJA/IFG. Para a coordenadora-geral do Projeto, Kênia Hidalgo, “isso é fruto do envolvimento de todos, por isso o retorno dos cursistas e das equipes que fazem parte do Projeto tem sido tão positivo”.

Integrantes do Projeto Formação participam de reunião

Na última semana, mais precisamente no dia 22 de dezembro, foi realizada uma importante reunião com alguns integrantes do Projeto Formação EJA/IFG. Na reunião, a equipe multiprofissional, as coordenadoras pedagógicas, o técnico de TI, um dos professores da disciplina “Construção da aprendizagem na perspectiva Histórico-Cultural” e a coordenadora-geral do Formação EJA/IFG falaram a respeito de algumas ações que serão realizadas nos próximos meses.

Uma das mudanças que ficou acordada com o grupo refere-se à nova data de encerramento da disciplina “Construção da aprendizagem na perspectiva Histórico-Cultural”. Prevista para terminar no dia 23 de dezembro,  a disciplina agora será finalizada no dia 17 de janeiro de 2021. Como destacou o professor Guenther Carlos Feitosa de Almeida, “isso foi feito por haver a compreensão de que o momento que vivenciamos de pandemia é atípico, por isso seria interessante prorrogar um pouco mais o curso, para que os alunos tenham chance de terminá-lo da melhor forma possível”.

Ementa da disciplina que será finalizada no dia 17 de janeiro

Card com informações da disciplina que agora será finalizada no dia 17 de janeiro

No dia 7 de janeiro, integrantes do Projeto farão uma nova reunião para afinar algumas questões relacionadas ao ano de 2021, que será bastante movimentado para todos os participantes do Projeto.  Além do início do Curso de Formação Inicial Continuada para os estudantes selecionados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos municípios de Senador Canedo e de Luziânia, serão ministradas também novas disciplinas para professores, dando prosseguimento ao calendário de cursos de formação. Além disso, em breve, será delineado e divulgado o evento regional da EJA que o Projeto irá promover em 2021. O evento, que deve ser realizado em parceria com outros institutos federais da região Centro-Oeste, tratará de questões relacionadas à educação de jovens e adultos.

No dia 11 de janeiro, será realizado um encontro virtual com os novos professores formadores e tutores selecionados neste mês de dezembro. O resultado final do processo seletivo simplificado foi publicado no dia 29 (você pode conferir aqui). Segundo a coordenadora-geral do Projeto Formação EJA/IFG, o encontro terá como objetivo a orientação sobre o trabalho a ser desenvolvido em 2021 no curso voltado aos estudantes da EJA.

Para a coordenadora-geral do Projeto, Kênia Hidalgo, as perspectivas para 2021 são as melhores possíveis. Além do elogio aos cursistas e aos professores, a coordenadora destaca que toda a equipe do Projeto está de parabéns. Um ano de muita formação e de discussões educativas é o que espera o Projeto Formação EJA/IFG em 2021.

Projeto Formação EJA/IFG

Voltado ao desenvolvimento de ações para a implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Projeto Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais de Ensino de Goiás (Projeto Formação EJA/IFG) foi selecionado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), a partir de uma proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG). Tal proposta tem como objetivo efetivar o Projeto Básico para Desenvolvimento de Ações para Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada à Educação Profissional.

Com recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse projeto-piloto propõe a oferta de cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores das Redes Municipais de Goiás e, também, a oferta de cursos FIC integrados ao Ensino Fundamental (anos finais) para os estudantes da EJA, conforme parceria realizada com as prefeituras dos municípios de Luziânia e Senador Canedo no estado de Goiás, por meio dos Câmpus Luziânia e Câmpus Senador Canedo. A ideia, nesse sentido, é que, no futuro, outras instituições possam fazer esse tipo de ação e projeto em outras localidades no país.

Conheça um pouco dos cursos do Projeto e seus professores.

Conheça a equipe que faz parte do Formação EJA/IFG.

Comunicação Projeto Formação EJA/IFG.