Conhecendo um pouco mais do Encceja

Provas acontecerão no dia 25 de abril de 2021. O período de inscrição será de 11 a 22 de janeiro de 2021

encceja_logo

Você sabia que jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos podem fazer uma prova para obter a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio? Sim, isso é possível, e o exame responsável por essa certificação chama-se Encceja. Sabendo da importância do Encceja para muitos jovens e adultos, o Projeto Formação EJA/IFG trouxe algumas informações sobre esse importante exame. Além de esclarecer algumas questões importantes sobre o exame, vamos saber um pouco sobre como funciona a certificação no Instituto Federal de Goiás.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação voluntária e gratuita destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. De acordo com as regras do exame, para obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 (quinze) anos; e para o Ensino Médio, é necessário ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos.

As provas do Encceja são feitas por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, mais uma redação cujo tema é revelado na hora da prova. Na prova do Encceja do ensino fundamental, as provas abordam Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais. Na prova do Ensino Médio, são aplicadas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As inscrições e as provas são determinadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de abril de 2021. O período de inscrição será de 11 a 22 de janeiro de 2021.

Avaliação e Certificado

O Encceja é um instrumento que avalia competências e habilidades de jovens e adultos. A partir do momento em que faz a prova e que atinge a pontuação necessária, o candidato pode solicitar o certificado. Esse certificado é um documento que reconhece oficialmente que o cidadão cumpriu todas as áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja. Isso significa que esse documento tem o mesmo valor que um certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental (dependendo do exame feito).

IFG – Instituição certificadora

No estado de Goiás, o Instituto Federal de Goiás (IFG) é uma das instituições que pode fornecer o Certificado do Ensino Médio. E uma pergunta que pode surgir diante dessa informação é sobre quem pode solicitar o documento e como isso deve ser feito.

Em primeiro lugar, podem solicitar a certificação completa ou parcial do ensino médio estudantes com mais de 18 anos (completados até a data de realização da primeira prova do Encceja). Para isso, no ato da inscrição, é preciso selecionar o IFG como unidade certificadora. Se você não tiver selecionado o IFG como unidade certificadora no ato da inscrição, é preciso procurar a Secretaria Estadual de Educação, que também poderá emitir o documento.

Um segundo ponto importante para obter essa certificação é atingir as pontuações mínimas em cada área do conhecimento e na redação. Essas pontuações são informadas anualmente por portarias do MEC e do INEP e por documento do próprio IFG. Para entender um pouco como essa média é conhecida, clique aqui.

Como fazer a solicitação do certificado pelo IFG?

Essa solicitação deve ser feita de forma on-line. Na página “Certificação Encceja”, disponível no portal do IFG, é preciso que o interessado clique no link disponível em “Certificação Encceja”. Logo após, basta informar qual a edição do Encceja que deverá ser considerada (ano), o tipo de certificado – se completo ou parcial –, o nome completo do participante do Exame, CPF e e-mail. Com essas informações, a Unidade Certificadora no IFG acessará os dados do sistema Encceja Solicitação, do MEC, e se encarregará de emitir o certificado.

Quando o certificado estiver pronto, o interessado será informado, via e-mail, sobre a entrega do documento. Por esse motivo, é muito importante ficar atento no momento de preencher o endereço eletrônico. Caso seja digitado um e-mail errado, você não receberá o informativo. Cada certificado contém uma chave de autenticidade única, descrita ao final do documento. Para atestar a validade do documento, basta clicar no link https://suap.ifg.edu.br/comum/autenticar_documento/ e digitar a chave de autenticidade. O sistema indicará se aquele certificado é válido ou não.

No IFG, as Coordenações de Registros Acadêmicos e Escolares dos Câmpus são os setores responsáveis que acessam os resultados da certificação pelo sistema on-line Encceja Solicitação.

Para saber mais sobre o Encceja no IFG e ver um passo a passo de como solicitar o seu certificado no IFG, acesse: http://www.ifg.edu.br/servicos?showall=&start=4

Conheça a página do INEP: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Confira também uma reportagem do Portal UOL sobre o Exame.

Comunicação do Projeto Formação EJA/IFG.