Bem-vindo(a) ao site do Projeto Formação EJA/IFG

Formação-primeiropost
O Instituto Federal de Goiás (IFG) acredita na importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oferta em todos os seus 14 câmpus cursos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Por ter uma importante experiência e conhecimento na área da EJA e por ter também o objetivo de desenvolver ações voltadas à implementação da Política Nacional de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, o IFG, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), submeteu uma proposta ao Ministério da Educação (MEC) para desenvolver um projeto nessa área.

Depois dessa submissão, juntamente com outros onze Institutos Federais, o IFG foi selecionado para desenvolver o “Projeto Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais de Ensino de Goiás” – em sua forma resumida: o “Projeto Formação EJA/IFG”.

Selecionada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, a partir do documento encaminhado pela pró-reitora de Ensino do IFG, professora Oneida Irigon, essa proposta tem como objetivo efetivar o Projeto Básico para Desenvolvimento de Ações para Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional.

Com recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse projeto-piloto propõe a oferta de cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores das Redes Municipais de Goiás e, também, a oferta de cursos FIC integrados ao Ensino Fundamental (anos finais) para os estudantes da EJA, conforme parceria realizada com as prefeituras dos municípios de Luziânia e Senador Canedo no estado de Goiás. A ideia, nesse sentido, é que, no futuro, outras instituições possam fazer esse tipo de ação e projeto em outras localidades no país.

Com esse conjunto de ações, a Pró-Reitoria de Ensino do IFG atua na promoção, na integração e na verticalização da educação básica à educação profissional, tendo em vista a possibilidade de ampliação das matrículas da EJA no Ensino Médio na forma integrada à educação profissional. Essa parceria entre SEB/MEC, Setec/MEC, Institutos Federais e Munícipios constitui-se como estratégia significativa para uma articulação mais eficaz no avanço rumo a uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Início do Projeto

Neste início do Projeto, já foram realizados processos seletivos para escolher a equipe de professores formadores. E esses docentes já estão trabalhando conforme os calendários dos cursos. Além disso, também foi selecionada a equipe técnica composta por técnico de informática e equipe multiprofissional (psicólogo, pedagogo e assistente social) e também por coordenadores pedagógicos, designer pedagógico e técnico audiovisual, a fim de dar todo suporte necessário aos cursistas em seu processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, desse modo, para a permanência e êxito. Notícias a respeito desta fase inicial, sobretudo a respeito das seleções que ocorreram, podem ser acessadas aqui.

Depois desses processos seletivos, nesta primeira parte do Projeto, já está sendo realizada uma formação destinada aos profissionais da Educação com carga horária de 340 horas. Essa formação teve início no mês agosto de 2020 e tem previsão para terminar em setembro de 2021.Em outro momento do Projeto, os cursos serão voltados aos estudantes do Ensino Fundamental da EJA. A previsão é de que esses cursos iniciem em fevereiro de 2021 e terminem em outubro de 2021.

Para as duas formações, a metodologia híbrida, com encontros síncronos e assíncronos, será a forma de trabalho predominante e serão ofertadas para cada público 120 e 300 vagas, respectivamente. Saiba mais sobre esses cursos aqui.

Notícias

Considerando a necessidade de que notícias e novidades a respeito do Projeto sejam compartilhadas de uma forma mais dinâmica, num espaço voltado propriamente ao Projeto Formação EJA/IFG, foi construído este site. Com ele, será possível se informar sobre as questões mais importantes desse Projeto e de suas ações. Além de ter acesso às informações básicas, aqui será possível também acessar algumas informações sobre a modalidade EJA.

Assim, ao longo dos próximos meses, notícias a respeito das formações do Projeto, dos eventos relacionados à modalidade EJA e outras questões sobre o universo dessa modalidade serão compartilhadas neste espaço. Se dúvidas surgirem, fiquem à vontade para apresentá-las. Se desejar compartilhar uma sugestão, usem o nosso espaço de comentários ou enviem-nos um e-mail, pelo endereço projetoeja2020.proen@ifg.edu.br.

6 comentários em “Bem-vindo(a) ao site do Projeto Formação EJA/IFG