Confira tudo o que aconteceu no I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA

Nesta página, você acessa o link de todas as palestras que aconteceram no I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada (EPT) 

Se você não conseguiu conferir o I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada (EPT) ou se você assistiu às palestras e quer revê-las, confira abaixo os vídeos de cada uma das atrações. Toda playlist pode ser vista também no Canal da EaD IFG no YouTube.

Antes de cada link, tem um textinho introdutório sobre cada uma das atividades do evento especialmente escrito pelas coordenadoras pedagógicas Márcia Júlia dos Santos e Míriam Gomes e pela pedagoga Heliane Braga, todas elas integrantes do Projeto Formação EJA/IFG.

 

Mesa de abertura

Card-9-11-21-02

O I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT teve por objetivo promover diálogos e trocas de experiências educativas e possibilitar reflexões acerca dos limites e perspectivas dessa modalidade de ensino.

Nesse sentido, entende-se que o tema “Em Defesa de uma Política de Formação Integral e Integrada da EJA/EPT”, abarca as discussões necessárias para a aprendizagem dos estudantes da EJA/EPT.

O Encontro contou com palestras, apresentações artístico-culturais, relatos de experiências, rodas de conversa, enfatizando aspectos como as políticas da EJA nacional, as diretrizes orientadoras da Rede Federal de Ensino, a permanência e o êxito na EJA/EPT, a formação de professores, dentre outros.

 

Card-9-11-21-05Confira no link a seguir a mesa de abertura do evento: https://www.youtube.com/watch?v=fPi_ssaNQ6A&list=PLz-Nrxd5jAJgARG4EciGGKm1RCreuNnZD&index=5

 

Mesa | Relatos de experiências no contexto da Pandemia da Covid-19 (estudantes)

A estruturação do trabalho pedagógico e a sua organização são consideradas pilares na construção do processo de ensino e aprendizagem, que visam à igualdade de oportunidades a todos que compõem a comunidade escolar. Na Educação de Jovens e Adultos, faz-se necessário conhecer o contexto dos estudantes trabalhadores, sua singularidade, sua bagagem cultural diversificada, principalmente no período que estamos vivenciando.

A seguir, temos a apresentação de relatos de experiências que envolvem trajetórias escolares de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, com seus êxitos e desafios no contexto imposto pela pandemia.

Card-9-11-21-01Confira a atração: https://www.youtube.com/watch?v=uTiVYz8NHQw&list=PLz-Nrxd5jAJgARG4EciGGKm1RCreuNnZD&index=6

 

Mesa | Os Fóruns de EJA no Brasil: Lutas e Resistências nas Políticas Públicas

Ao observarmos a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, deparamo-nos com momentos singulares de lutas e resistência de movimentos sociais por políticas públicas que visam ao compromisso da oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada para a emancipação do cidadão, e não apenas visando à formação para a empregabilidade.

Para melhor compreensão desses movimentos de lutas, no link a seguir temos um momento de reflexão sobre o trabalho realizado pelos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos:

Card-9-11-21-04Confira a mesa no link: https://www.youtube.com/watch?v=Qf_ztXd-11Y&list=PLz-Nrxd5jAJgARG4EciGGKm1RCreuNnZD&index=4

 

Mesa: Permanência e Êxito na EJA

Acesso, permanência e êxito escolar são aspectos fundamentais para a democratização da educação; nesse lócus, o espaço educativo se torna um lugar de aprendizagem autônoma na vida dos estudantes. Assim, as instituições escolares precisam buscar e ampliar ações que visam, além do acesso, à permanência e ao êxito escolar, garantindo aos estudantes novas possibilidades de construção e reconstrução dos saberes necessários ao seu desenvolvimento acadêmico.

Card-9-11-21-07No vídeo a seguir da mesa-redonda, compreenderemos um pouco mais sobre as ações de permanência e êxito na educação de Jovens e Adultos: https://www.youtube.com/watch?v=pWclSMJsmps&list=PLz-Nrxd5jAJgARG4EciGGKm1RCreuNnZD&index=2

 

Roda de conversa: Experiências dos professores da EJA/EPT nas Redes Federais do Centro-Oeste

Como o I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT teve o objetivo promover diálogos e trocas de experiências educativas, foi planejado também o momento da Roda de Conversa. Esse momento conta com a participação de professores da EJA/EPT das Redes Federais do Centro-Oeste, com diferentes experiências, trazendo temas como a EJA mediada pelas TDCIs; a EJA no cenário pós-pandemia; a análise das diretrizes operacionais para a EJA; a PROEJA e o artesanato.

Card-9-11-21-03Assista à roda de conversa: https://www.youtube.com/watch?v=OLPTGrAwPHE&list=PLz-Nrxd5jAJgARG4EciGGKm1RCreuNnZD&index=3

 

Encerramento:

Estamos vivendo tempos em que nos são impostos desafios no nosso dia a dia em diversos setores da sociedade. E isso nos leva a buscar novos caminhos para a (re)invenção. Novas formas de ensino e construção de saberes surgiram, tornando ainda mais urgente a necessidade de refletirmos sobre o tema “Defesa de uma Política de Formação Integral e Integrada da EJA/EPT”.

O I Encontro do Centro-Oeste dos Projetos da EJA Integrada – EPT abarcou discussões necessárias para a aprendizagem dos estudantes da EJA/EPT, promovendo práticas democráticas e de qualidade. O Encontro foi resultado de um intenso trabalho, um momento muito rico com diálogos e trocas de experiências educativas.

Mesmo online, estivemos próximos, estudantes e professores. Agradecemos a cada um(a) de nossos(as) acadêmicos(as), porque sem vocês não teria sentido a realização deste evento. Agradecemos as ricas contribuições dos(as) professores(as) palestrantes que estiveram conosco e possibilitaram reflexões acerca dos limites e perspectivas da modalidade de ensino EJA.

Card-9-11-21-06Confira como foi o encerramento do Encontro: https://www.youtube.com/watch?v=ccvQsWgZHmM&list=PLz-Nrxd5jAJgARG4EciGGKm1RCreuNnZD

 

 

Mais informações sobre o evento, acesse: http://ensino.ifg.edu.br/projetoeja/i-encontro-eja-ept/ 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *