Ao final do nosso Encontro, uma palavra de agradecimento…

Encontro-EJA--Programação-Card

Chegamos ao final do I Encontro do Centro Oeste dos Projetos EJA/EPT e é com um sentimento de muita gratidão que externo aqui minha satisfação por todos os momentos formativos que tivemos nesses dois últimos dias.

Agradeço à nossa Reitora, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, por ter sido a idealizadora do Projeto de Formação EJA aqui no IFG. Agradeço à SEB/SETEC/MEC por viabilizar aprovar o nosso Projeto e viabilizar essa formação.

Agradeço a todos os colegas da PROEN e da DICOM, do IFG, que prontamente atenderam nossas solicitações. Agradeço a Equipe do Projeto EJA do IFG, a Comissão Organizadora desse Encontro (Milton, Paola, Michele, Heliane, Linidelly, André, Márcia, Míriam, Luila, Matheus, Lauce). Esse coletivo de servidores, que com tanta energia e afinco se empenharam para que pudéssemos sonhar e construir juntos esse Encontro Formativo da EJA.

Foram meses de intenso trabalho e sempre com alegria. Agradeço aos nossos apoiadores, os IFs do Centro Oeste (MT, MS e DF), bem como nossos parceiros: Secretarias municipais e Estaduais de Ensino do Centro Oeste. Com certeza a colaboração destes partícipes qualificaram esse Evento. Agradeço aos intérpretes de Libras que com seu valoroso trabalho, nos ajudaram a dar acessibilidade às pessoas surdas. Agradeço aos professores, estudantes e comunidade em geral que abrilhantaram nosso Encontro cedendo as produções artísticas culturais, que também fazem parte de nossa formação.

Agradeço aos mediadores que sabiamente conduziram o processo formativo em cada um dos momentos de formação que tivemos (Mesas-Redondas, Relatos de Experiências, Roda de Conversa e Conferências- Heliane, Veruska, Tauã, Mad’Ana, Luciana, Joel, Valeska).

Agradeço imensamente aos palestrantes, esses guerreiros educadores que prontamente socializaram conosco seus saberes, suas experiências, suas vivências profissionais (Carlos Brandão, Maria Luiza, Rones Paranhos, Luciano, Lemuel, Adriano, Silvia, Carlos Artur, Josué, Jane Paiva e Marcia Castilho),  mesmo com tantas demandas de trabalho esse coletivo de educadores defensores da EJA no Brasil prontamente aceitaram nosso convite porque têm a consciência de que não podemos perder a oportunidade de lutar por essa modalidade de Educação que é tão cara para todos nós.

Sabemos que sem luta não há resistência. Sim! Precisamos resistir para que a bandeira da EJA/EPT se amplie em todo o Brasil. É necessário que avancemos para o fortalecimento da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT), no âmbito das diferentes instituições, não só na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica do país, mas também nas Redes Municipais e Estaduais de todo o Centro Oeste e Brasil. Mantermos o diálogo e reflexões em defesa de uma política de formação integral e integrada da EJA/EPT é fundante….  Nesse sentido, se faz necessária a união do poder público e da sociedade como um todo, com o objetivo de possibilitar a oportunização para esta gigante camada da população brasileira, integrantes da EJA, de ter acesso a uma educação de qualidade. E esta não no sentido de proporcionar a formação para o trabalho somente, mas também possibilitar à uma formação reflexiva e mobilizadora no sentido decolonial, ou seja, cada cidadã e cidadão elaborando sua narrativa existencial/social no convívio pedagógico, numa perspectiva ativa de construção coletiva e intervenção da realidade. Aqui não se busca uma formação cognitiva relacionada apenas ao mundo do trabalho, mas principalmente uma mobilização de projeto de nação, valorizando nossas múltiplas identidades, efetivando assim um projeto de nação plurinacional.

Agradeço aos estudantes da EJA que compartilharam conosco os seus Relatos e que com suas experiências marcantes nos emocionaram e nos motivaram ainda mais a prosseguir. Agradeço a cada um de vocês que aqui ainda estão: estudantes, professores, gestores, representantes dos fóruns de EJA e a comunidade em geral. Gratidão, gratidão, gratidão.

Kênia Hidalgo (coordenadora-geral do Projeto Formação EJA/IFG)

1 comentário em “Agradecimento