Na próxima semana, mais precisamente no dia 13 de novembro (sexta-feira), começam as aulas de uma nova disciplina para os docentes que fazem parte do Curso de Formação Continuada para Professores da Educação de Jovens e Adultos do Projeto Formação EJA/IFG. Intitulada “Conhecimento, desenvolvimento humano e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural”, a disciplina integra o módulo 3 do curso de formação e possui carga horária de 40h. Ao longo das aulas, os discentes contarão com dois professores: Guenther Carlos Feitosa de Almeida e Paulo Winícius Teixeira.
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2008), mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2013) e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018), Guenther Almeida é professor de educação física no Câmpus Inhumas do Instituto Federal de Goiás e também atua como docente e orientador no programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica do IFG. O professor também é membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão da Educação, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociocríticas em Educação Física Escolar.
Paulo Teixeira, por sua vez, é mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2014), especialista em Docência no Ensino Superior, pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC (2010), e é licenciado (2011) e bacharel (2008) em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Além de ter dado aula no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, o docente tem experiência como educador popular e como professor do Cursinho Popular Dirce Machado, além de ser pesquisador e professor no Projeto de Extensão em Formação Continuada do Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente(CEPEA) da Faculdade de Educação(FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). São temas de interesse do docente: História Econômica, Política e Social; História da Educação e Socioeducação.
Conhecimento, desenvolvimento humano e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural
De acordo com a ementa da disciplina, ao longo do curso que será ministrado até o dia 23 de dezembro deste ano, serão discutidos os fundamentos da teoria histórico-cultural; a concepção de desenvolvimento humano na teoria vygotskyana; e a relação entre desenvolvimento e aprendizagem com foco na prática pedagógica na EJA/EP.
Assessoria de Comunicação do Projeto Formação EJA/IFG.