27 de maio de 2020

Reflexões Geográficas em Tempos de Pandemia

Profª Flávia Araújo, da área de Geografia do IFG Câmpus Águas Lindas, sugere leitura de alguns artigos e vídeos que realizam reflexões geográficas sobre o momento atual que estamos vivenciando.

FLÁVIA I

São análises realizadas a partir das inúmeras transformações geradas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A sugestão segue a ordem cronológica de publicação dos vídeos e textos. O #MotivAção ☀️ compartilha com vocês três dessas sugestões.

15 de março de 2020
A Geografia e a Pandemia I
“Primeiro vídeo para ir formulando um esboço de uma interpretação geográfica da pandemia que semeia o pânico no mundo. O que a Geografia tem a dizer?”
Profa. Maria Adélia de Souza – Profa. Titular de Geografia Humana aposentada da Universidade de São Paulo (USP)

18 de março de 2020
A Geografia e a Pandemia II
“Trazendo os conceitos de espaços opacos, com carências de toda ordem, especialmente de equipamentos e serviços de interesse coletivo, espaço dos pobres que caracterizam as grandes cidades e metrópoles do mundo pobre. E de espaços luminosos, característica do meio técnico-científico-informacional, expressão capitalista do uso do território nesta atualidade, espaço dos ricos, com altas densidades técnicas, de redes técnicas (rodovias, infovias, vias urbanas asfaltadas, etc.), equipamentos e serviços de toda ordem: água, esgoto, luz, etc.”

20 de março de 2020
A Geografia e a Pandemia III
“Aprofundando a compreensão sobre a difusão e contaminação do coronavírus, eventos eminentemente geográficos.”

#MotivAção ☀️ #conhecimento 📚 #ciência 🌎