Projeto Envolver
Pró-Reitoria de Ensino

Propostas de trabalho coletivo

As propostas que se apresentam são fruto do engajamento de servidores do IFG e objetivam contribuir com a formação integral e qualitativa de todos os estudantes.

Quem somos?

As CAPDs e as CAEs têm mantido o vínculo com a comunidade acadêmica mediante ações pedagógicas estabelecidas por meios virtuais

Como instâncias relacionadas ao suporte ensino-aprendizagem e de saúde emocional as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) e as  Coordenações de Assistência Estudantil (CAE) têm desenvolvido ações de caráter cultural, informativo e formativo que mantivessem e fortalecessem e comunicação com estudantes e seus familiares, com a participação e contribuições de demais servidores (professores e técnico-administrativos).

O projeto Envolver

O IFG é uma instituição pública que tem, dentre seus princípios: equidade, ética, transparência e gestão democrática. Quanto aos objetivos, além da oferta de ensino sistematizado, está o compromisso com o desenvolvimento humano. No atual contexto da pandemia do coronavírus (Covid-19), o IFG,  ciente de sua responsabilidade social e comprometido em proteger a comunidade acadêmica, aderiu à orientação recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) validada e legitimada pela ciência e pesquisas, de isolamento social como a melhor e mais confiável medida de prevenção da doença. Nosso objetivo maior é em preservar a vida humana e a saúde física e mental de todos que fazem parte desta comunidade escolar. 

Com o consequente período de quarentena, novas demandas institucionais emergiram, não somente quanto à continuidade das atividades letivas, mas  também as referentes à saúde emocional. Compreende-se que a suspensão do calendário letivo não acarreta suspensão de vínculo com as ações e com a comunidade acadêmica. A decisão pela não continuidade das aulas por meios virtuais está alicerçada na consciência dos princípios institucionais, haja vista que é precário ou inexistente o acesso por parte de todos  os estudantes a condições materiais suficientes para a participação ,em quantidade (frequência) e qualidade (conexão de internet compatível e computadores/tablets), em aulas via EaD, as quais pressupõem, além desses aspectos técnicos, estrutura para a suficiência de interação/mediação pedagógica professores–alunos e com as instâncias relacionadas ao suporte ensino-aprendizagem e de saúde emocional, como as coordenações de cursos, as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs), os Núcleos de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (Napnes) e as  Coordenações de Assistência Estudantil (CAE).

Não obstante,  a comunicação com os estudantes e familiares, assim  como o desenvolvimento de ações de caráter pedagógico, informacional e cultural  estão sendo realizados nos câmpus. A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por sua vez, ciente da necessidade de corroborar o bem-estar dos estudantes e servidores do IFG, bem como da comunidade em geral, propõe reunir, nesta Plataforma/Página, iniciativas relevantes de ações educativas já desenvolvidas nos diversos câmpus desta Instituição, articulando proposições que apontam caminhos alternativos para o auxílio de todos envolvidos.

A proposta de trabalho que ora se apresenta é fruto do engajamento coletivo de todos os servidores do IFG e tem por finalidade pautar ações que garantam a formação integral dos estudantes baseada em uma educação pública, gratuita, inclusiva, qualitativa e socialmente referenciada, ainda que em tempos difíceis.

 O propósito de apresentarmos um plano institucional de ações voltadas aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) decorre da necessidade de que sejam repensados tempos, espaços  e condições objetivas (materiais) e subjetivas de aprendizagem e saúde. 

Nesse sentido, um dos princípios norteadores que fundamentam a proposta aqui apresentada, durante o período em que a comunidade acadêmica estiver impossibilitada de desenvolver suas atividades presenciais, é a garantia dos direitos de todos ao acesso a programas e procedimentos, promovidos pelo IFG, de modo que se  assegurem a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos aprendizes, de forma contínua e qualitativa.

Os objetivos e temáticas estão apresentados sob a forma de um plano geral de ação calcado em princípios comuns, pensando-se na unidade institucional, sem desconsiderar, contudo, especificidades e possibilidades (tempos, espaços, necessidades, demandas, diversidade) de cada câmpus/contexto.

Vozes do Envolvimento

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