11 de junho de 2020

O Projeto Envolver se estrutura a partir da proposição de 8 (oito) ações

AÇÃO 1 – AUXÍLIO AO ESTUDO AUTÔNOMO

Ementa: Trata-se da proposição de ações pedagógicas que pretendem, por meio de dicas, sugestões e recomendações, auxiliar o/a aluno/a na construção de uma rotina de estudo, que envolva a leitura de livros (de preferência os não totalmente canonizados), a apreciação de filmes, documentários e vídeos, a visita a espaços virtuais (teatros, museus, galerias, bibliotecas, etc.). As dicas, sugestões e recomendações devem priorizar livros, filmes, documentários e outras fontes que sejam de domínio público com vistas a democratizar o acesso.

Execução: Através da mobilização das Coordenações de Área/Curso, dentre outros colaboradores que julgar fundamental, para a construção de listas semanais/quinzenais com dicas e sugestões de livros, filmes, documentários, vídeos e ambientes virtuais, as quais serão disponibilizadas nos canais institucionais (site, redes sociais, etc.).

AÇÃO 2 – REFLEXÕES E DEBATES ACERCA DO MATERIAL INDICADO PARA O ESTUDO AUTÔNOMO (AÇÃO 1)

Ementa: Trata-se da proposição de ações pedagógicas que, a partir do diálogo com a ação “Auxílio ao Estudo Autônomo” (Ação 1 deste projeto), promovam reflexões e debates, preferencialmente interdisciplinares, em torno das indicações de livros, filmes, documentários, vídeos e visitações aos espaços virtuais propostos pelas listas semanais/quinzenais disponibilizadas nos canais institucionais.

Execução: Através da produção e publicização de videocasts, podcasts, lives, textos, dentre outros meios de produção e divulgação do trabalho intelectual, a serem disponibilizados nos canais institucionais (site, redes sociais, etc.).

AÇÃO 3 – OFICINAS, CURSOS E MINICURSOS

Ementa: Trata-se da proposição de ações de compartilhamento de saberes e conhecimentos constituídos dentro ou fora da área de atuação do/da servidor/a. Estas ações podem ser voltadas tanto para o campo acadêmico quanto não acadêmico, tais como: artesanato, culinária, desenvolvimento pessoal, finanças pessoais, entre outros saberes.

Execução: Através do uso de ambientes virtuais de aprendizagem, bem como por intermédio de lives e da produção e divulgação de videocasts a serem disponibilizados nos canais institucionais (site, redes sociais, etc.). As propostas devem prever quantidade de vagas e planejamento detalhado das distribuição das horas de atividades.

AÇÃO 4 – SEMINÁRIOS DE PESQUISA E PROPOSTAS DE INOVAÇÃO

Ementa: Trata-se da socialização dos resultados de pesquisas desenvolvidas em grupos e projetos de pesquisa, de iniciação científica, mestrados, doutorados. Essa socialização pretende divulgar o conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica do IFG, destacando os impactos sociais advindos dessas pesquisas.

Execução: Através de lives e da produção e divulgação de videocasts, podcasts, textos, dentre outros meios de produção intelectual, a serem disponibilizados nos canais institucionais (site, redes sociais, etc.). É facultativo às propostas preverem quantidade de vagas e planejamento detalhado das distribuição das horas de atividades.

AÇÃO 5 – LITERATURA, ARTE E CINEMA

Ementa: Desenvolvimento de ações voltadas para o incentivo e compartilhamento de experiências de leituras, filmes, musicais e no campo das artes plásticas. Sugere-se que tais ações tenham por preocupação estabelecer um diálogo da instituição com a sociedade. Para tanto, devem possuir, por um lado, linguagem acessível, isto é, sem um tradicional rigor acadêmico, e, por outro, sejam fontes de fruição estética e de acesso às diferentes linguagens artísticas.

Execução: Através do uso de diversas plataformas de entretenimento e streaming, tais como: YouTube, Google Classroom, Spotify, dentre outras.

AÇÃO 6 – COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA OU EM LIBRAS

Ementa: Trata-se de ações que busquem desenvolver o contato com línguas estrangeiras ou LIBRAS por estudantes e servidores do IFG na forma de grupos de conversação, produção de textos ou de produção de conteúdo para veiculação em plataformas virtuais.

Execução: Através do uso de diversas plataformas de entretenimento e streaming, tais como: YouTube, Google Classroom, Spotify, dentre outras..

AÇÃO 7 – SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Ementa: Desenvolvimento de ações que visam promover a saúde mental e o bem-estar dos servidores, estudantes e comunidade diante dos desafios impostos pela COVID-19 e dela decorrentes. Por se tratar de saúde, sugere-se que os/as proponentes tenham experiência na área, busquem embasamento científico ou validados pela OMS. A título de exemplo pode-se criar projetos de entrevistas com especialistas da área de psicologia, médicos e terapeutas; ministrar aulas de meditação, yoga, alongamentos e exercícios físicos; etc.

Execução: Através da produção e divulgação de videocasts, podcasts, textos, dentre outros meios de produção intelectual, a serem disponibilizados nos canais institucionais (site, redes sociais, etc.).

AÇÃO 8 – DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE

Ementa: Construção de estratégias de diálogo dos dirigentes com a comunidade acadêmica com a finalidade de elucidar as razões que orientaram a decisão por suspender o calendário, bem como de inteirá-la sobre os desafios e as propostas institucionais para a garantia do direito à educação de excelência. Trata-se ainda da promoção institucional de debates e discussões por meios digitais sobre os diferentes temas relacionados aos desafios da educação frente à pandemia e à excepcionalidade do momento histórico, a partir do convite de especialistas na área da educação e mesmo de representantes institucionais.

Execução: Através da promoção institucional e da divulgação nos canais oficiais do IFG.