17 de abril de 2020

Câmpus Luziânia

banner-luz

Psicologia Escolar: Video Especial

“Hoje preparamos um vídeo muito especial para vocês! Não deixem de ver! Com muito carinho…”


Roda de conversa: “Tempos de pandemia:a importância do meio ambiente e da psicologia para sua saúde”

e7279b93-8848-4da4-9d9a-5c251b84c8c1 (1)

No dia 28 de abril, ocorreu uma roda de conversa online promovida pela Psicologia Escolar, página no instagram criadas pela psicologas do câmpus. A conversa promoveu um espaço de diálogo sobre os aspectos ambientais e psicológicos da pandemia. A atividade contou com a participação do professor de biologia Fábio Passos.


Metabotix inicia a produção de máscaras em impressoras 3D para auxiliar no combate ao coronavírus

materia-metabotix-mascaras

 

A tecnologia é aliada nesse momento de pandemia. Impressoras 3D são utilizadas para a produção de máscaras de proteção (face shields) já em quatro câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Uruaçu, Senador Canedo, Goiânia e Luziânia. Em Luziania, a ideia partiu de dois egressos do câmpus, integrantes do laboratório de robótica Metabotix. Giovanna Nogueira e Felipe Bertuol, ex-estudantes do IFG-Luziânia, junto da professora Christiane Borges, confeccionam as máscaras seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pela Anvisa.

“A comunidade maker está mobilizada para ajudar na criação de EPI`s (Equipamento de Proteção Individual) para profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia. Essas máscaras de proteção (face shields) são de código aberto e todos que possuem impressoras 3D podem ter acesso aos arquivos e realizar a impressão. Como temos no Laboratório duas impressoras, a Giovanna e o Felipe se disponibilizaram para ajustar e imprimir as peças”, disse a professora responsável pelo Metabotix, Christiane Borges.


Pscicologia Escolar: Carta aos professores e professoras

90485686_1049751635405883_4690963521162855736_n

Nesse momento em que há tamanho distanciamento, há um gesto de conexão e empatia promovido pela página Psicologia Escolar. Além de atividades como essa, Jeísa e Taisa tem orientado e acolhido sobre a busca por atendimento para casos que este se faça necessário.


Doação do primeiro lote de álcool em gel produzido pelo Câmpus Luziânia acontece nesta sexta-feira, 27

matéria-doacao-alcool-gel

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Câmpus Luziânia, realiza a doação do primeiro lote de álcool em gel produzido no câmpus para a prevenção do coronavírus. Autorizado pela Vigilância Sanitária, serão doados inicialmente 81 frascos de 500ml para a Secretaria Municipal de Saúde que distribuirá o material para as unidades de saúde da cidade e para as famílias com maior vulnerabilidade social. A secretaria recebe os frascos nesta sexta-feira, 27 de março, às 9h.

Produzido pelos professores de Química Leonardo François, chefe de Departamento de Áreas Acadêmica, e Romany Aires, coordenadora o curso técnico integrado em Química, e professores Simone Paixão, gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, e Reinaldo Reis, diretor-geral do câmpus, esse primeiro lote foi viabilizado pela parceria com a Associação Comercial e Industrial de Luziânia (ACIL), que arrecadou doações dos empresários e comunidade luzianienses.

Inicialmente, a doação dos frascos de álcool em gel seria para a população com maior vulnerabilidade social de Luziânia. Mas nesta terça-feira, 24 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a nota técnica 3/2020 que regulamenta esse tipo de doação. De acordo com o documento, “o produto deve ser doado aos órgãos do Sistema Único de Saúde, conforme destinação e orientação do Ministério da Saúde ou das Secretárias Estaduais ou Municipais de Saúde”.

“Os servidores da Secretaria de Saúde manifestaram a necessidade e o agradecimento da nossa ação. E é isso que nos importa. Mostramos para a cidade a função social da nossa Instituição e o quanto ela pode contribuir com a comunidade”, afirmou o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis.


A equipe de Pscicologia do Câmpus lança conta no Instagram para orientações e outras ações

90485686_1049751635405883_4690963521162855736_n

A psicologia escolar do câmpus IFG Luziânia deseja estar mais próxima dos nossos estudantes e comunidade acadêmica neste momento de distanciamento social. Para isso elaboramos essa página em que teremos posts psicoeducativos com temáticas voltadas a saúde emocional. Nosso objetivo é orientar e contribuir para que passemos por esse período ansiogênico tendo um canal de comunicação e acesso a informações sobre o tema. posts psicoeducativos para promoção de saúde emocional.


Câmpus Luziânia produz álcool 70% para distribuir para a comunidade

álcool em gel-ifg3

Nesse momento de apreensão em que o país e o mundo vivem, o Instituto Federal de Goiás (IFG) desenvolve ações voltadas para a prevenção da comunidade ao Covid-19. Nesta quinta-feira, 19, servidores e alunos do IFG Câmpus Luziânia produzem álcool 70% para doar para a comunidade mais vulnerável do município. São produzidos 200 frascos de 500ml, no laboratório de Química do câmpus. A distribuição será feita semanalmente, a cada semana um bairro com alta vulnerabilidade será beneficiado.

De iniciativa do Diretor-Geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, e dos professores Leonardo François e Diego Arantes, ambos doutores em Química, a produção de álcool conta com a parceira do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Reitoria do IFG, da Associação Comercial e Industrial de Luziânia (Acil) e da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Luziânia.