Confira algumas informações sobre os cursos que serão ofertados aos servidores do IFG e das redes municipais e estadual de ensino de Goiás nesta nova etapa do Projeto AlmEJA:
Curso de Formação de Profissionais de Educação da Modalidade EJA
Carga horária total: 180h
Nº de vagas: 225
Inscrições até: 12/03/2025
Nº de vagas: 225
Inscrições até: 12/03/2025
DISCIPLINAS | EMENTAS | MODALIDADE | INÍCIO | TÉRMINO |
Ambientação para Educação a Distância e ferramentas digitais | Introdução à Educação a Distância. Definição de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem; Conceitos e configurações importantes do Moodle. Características da sala de aula virtual; Principais recursos e atividades no Moodle; Estratégias de feedback e de acompanhamento do processo avaliativo; Introdução ao Google Docs e Canva. | 30h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 12/03/25 | 22/04/25 |
Sujeitos da EJA | Estudos teóricos ou teórico-práticos, cujo objeto de investigação envolvam sujeitos da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida de estudantes. Abordagem dos múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT, na forma integrada, com base na concepção de formação humana integral. | 30h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 23/04/25 | 27/05/25 |
Perspectiva Curricular Integrada na Educação Profissional da EJA | Currículo da EJA e suas possibilidades: proposta e princípios da formação integrada, práticas pedagógicas, registro e avaliação. Pesquisa como princípio formativo. | 30h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 28/05/25 | 05/08/25 |
Letramento na EJA | O letramento de jovens e adultos na perspectiva da emancipação social. Leitura, escrita e literatura para EJA. Acesso, permanência e êxito. | 30h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 06/08/25 | 16/09/25 |
Relações Étnico-Raciais na EJA | Relações étnico-raciais e as dimensões simbólica, cultural, territorial, mítica, política, econômica, social e identitária produzidas no contexto das relações de poder ao longo do processo histórico no campo da EJA na Educação Profissional na forma integrada e/ou na interseção com a formação/qualificação profissional. | 30h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 17/09/25 | 28/10/25 |
Metodologia e Produção de Material Didático | Metodologias de ensino na educação profissional. Planejamento e avaliação da aprendizagem. Recursos didático-pedagógicos voltados à alfabetização e letramento de jovens e adultos. Elaboração e confecção do produto educacional. | 30h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 29/10/25 | 09/12/25 |
Confira informações sobre o curso Informática Essencial, que será ofertado para estudantes da EJA nesta nova etapa do Projeto AlmEJA:
Curso Informática Essencial para Estudantes da EJA
Carga horária total: 160h
Nº de vagas: 360
Inscrições até: 14/05/2025
DISCIPLINAS | EMENTAS | MODALIDADE | INÍCIO | TÉRMINO |
Introdução à informática e ao estudo on-line | Introdução à Educação a Distância. Orientações e dicas para o estudo online; Introdução ao Moodle, seus principais recursos e atividades. Interação com o professor e os colegas por meio da plataforma virtual. Introdução aos conceitos de Hardware e Software. Os principais sistemas operacionais: Windows 10 e Linux (Ubuntu). | 40h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 14/05/25 | 24/06/25 |
Navegação na Internet e segurança na Web | Histórico, fundamentos e serviços da Internet. Navegação e pesquisa na Internet. Introdução aos principais sistemas de webconferência: Google Meet, Microsoft Teams e Zoom. Boas práticas para navegação segura na Internet. | 40h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 25/06/25 | 09/09/25 |
Ferramentas de escritório: Microsoft Office e Suíte Google | A importância dos softwares de escritório nos estudos e no trabalho. Os principais softwares: Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Suíte Google: Google documentos, planilhas e apresentações. | 40h Aulas Síncronas e Atividades Assíncronas | 10/09/25 | 21/10/25 |
Inclusão Digital | Inclusão digital e inclusão social. Letramento digital. Utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e nas práticas sociais. Ferramentas digitais e o mundo do trabalho. Elaboração de currículo. | 40h Aulas síncronas e atividades assíncronas | 22/10/25 | 05/12/25 |